Submissão de Trabalhos - Resumo Simples
Normas para Submissão de Trabalhos - Resumo Simples
MODALIDADE
Comunicação oral
1. Os resumos simples devem ser submetidos no site conforme as orientações descritas no template oficial;
2. Devem conter título, autores, resumo, com no máximo 500 palavras e entre três e cinco palavras chave;
3. O prazo para submissão será até 12 de abril;
4. Os resumos deverão ser apresentados de forma oral no evento e serão publicados nos anais.
5. Os resumos podem ser provenientes de pesquisa em andamento.
6. No ato da submissão o trabalho deverá ser vinculado a um Eixos Temáticos, conforme abaixo:
Eixo 1 – Educação Especial, Inclusão e Equidade (Linha de Pesquisa: “Educação Especial na perspectiva inclusiva na Educação Básica e Superior: inclusão e acessibilidade”.
Ementa: É objetivo do eixo receber pesquisas e relatos de experiências sobre a implementação dos dispositivos legais e políticos da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva na educação básica e superior. Prioriza-se, aqui, a discussão sobre as práticas educacionais inclusivas na sala de aula, no atendimento educacional especializado (AEE) e nos processos de gestão, visando à participação e o aprendizado de todos os estudantes, indistintamente.
Eixo 2 – Educação, Trabalho e Movimentos sociais (Linha de Pesquisa: “Educação do campo e movimentos sociais”.
Ementa: O eixo tem o objetivo de discutir estudos, pesquisas e relatos de experiências que abordem o Trabalho, a Educação do Campo e os Movimentos Sociais. E receberá comunicações sobre os processos educativos e formativos realizados nas escolas do campo e nos movimentos sociais, os trabalhos desenvolvidos com as comunidades e com os territórios rurais, o trabalho e a formação docente, entre outros.
Eixo 3 – Formação, Profissionalização Docente e Trabalho Educativo (Linha de Pesquisa: “Formação, profissionalização docente e trabalho educativo”:
Ementa: A formação e a profissionalização docente. O trabalho docente e as práticas educativas nos diferentes níveis, etapas e modalidades de ensino. Os saberes Docentes. A práxis educativa
Eixo 4 – Ler e escrever nas instituições educacionais: infâncias, diversidade e implicações pedagógicas.
Ementa: O eixo tem o objetivo de discutir pesquisas e relatos de experiências que discutam os processos de ensino e de aprendizagem da leitura e da escrita nos espaços da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental compreendendo a criança como produtora de cultura, valorizando os saberes, os espaços, as vivências e a diversidade das infâncias.
Eixo 5 - Educação Antirracista, Decolonial, Direitos Humanos e Minoria;
Ementa: Reflexão crítica sobre a educação antirracista e decolonial no contexto dos direitos humanos e das minorias. Análise do racismo estrutural e institucional na educação, considerando a interseccionalidade, valorização de saberes plurais e estratégias para a construção de práticas pedagógicas equitativas e acessíveis.
Os trabalhos devem ser apresentados seguindo o Template para submissão de Resumo Simples.