Submissão de Trabalhos - Artigo
Normas para Submissão de Trabalhos
Ouça as normas aqui:
MODALIDADE
Comunicação oral
1. COMUNICAÇÃO ORAL
1.1 O trabalho deverá ser submetido pelo primeiro(a) autor(a), que será responsável por sua apresentação e deverá efetuar o cadastro para submissão.
1.2 Caso o(a) autor(a) principal não possa apresentar o trabalho, um dos coautores poderá apresentá-lo, desde que tenha realizado inscrição no evento.
1.3 Para maximizar as oportunidades de participação, cada inscrito(a) só poderá submeter um trabalho como primeiro/a autor/a.
1.4 Serão permitidos no máximo 3 trabalhos para participação como coautor(a).
1.5 Após a submissão do trabalho, não será possível em hipótese alguma alterar (excluir, incluir ou trocar) os nomes da coautoria, título do trabalho, resumo e demais informações do cadastro.
1.6 No ato da submissão do trabalho, o(a) autor(a) irá fazer upload do arquivo em formato pdf:
a) artigo sem identificação, conforme template disponibilizado, para correção às cegas.
1.7 Cada trabalho poderá ter no máximo 03 (cinco) co-autores/as, além do(a) autor(a).
1.8 A extensão dos trabalhos é de no mínimo 8 (oito) e no máximo 12 (doze) páginas, de acordo com o template a ser disponibilizado e não poderá ultrapassar o tamanho de 2 MB. Os textos não devem conter autocitações ou referências que permitam identificar sua autoria. Os trabalhos poderão ser submetidos e apresentados em português, espanhol ou inglês. Os trabalhos devem ser submetidos em PDF.
OBSERVAÇÕES
● Ficará a cargo do/a coordenador/a a organização e distribuição do tempo de apresentação dos trabalhos e o estímulo ao debate entre plateia e autores/as.
3. Natureza dos trabalhos:
3.1 Os trabalhos a serem apresentados devem ser inéditos e de pesquisa em Educação, Acessibilidade, Inclusão e Equidade, de acordo com uma das seguintes modalidades:
a) Trabalho de natureza empírica: apresentação de pesquisa, finalizada ou em andamento, baseada em referenciais teóricos, contendo revisão de literatura pertinente, objetivos/questões de pesquisa, análise de dados, discussão de resultados e conclusões.
b) Trabalho de natureza teórica: ensaio crítico devidamente fundamentado em literatura de pesquisa pertinente, apresentando objetivos/questões de pesquisa, articulações e argumentos teóricos consistentes, conclusões e indicação de implicações para o campo da Educação, Inclusão, Acessibilidade e Equidade.
c) Relato de Experiência: descreve de forma clara e estruturada a participação em uma pesquisa ou atividade científica. Relata os principais achados da pesquisa, mesmo que parciais, e como eles contribuem para o avanço do conhecimento na área. Deverá ser atribuída ênfase nos resultados e destaque para as habilidades e conhecimentos adquiridos durante a experiência.
3.2 Não serão aceitos projetos de pesquisa ou reapresentação de trabalho.
4. Avaliação de Trabalhos
4.1 Cada trabalho será avaliado às cegas por um parecerista.
4.2 Além da correção no uso da língua portuguesa (ortografia, sintaxe, redação, estilo, coerência e coesão textual), os trabalhos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:
4.2.1 objetivos, fundamentação teórica e revisão da literatura - Clareza na descrição da área de interesse do texto; Adequação à linha temática na qual o trabalho foi submetido; Questões de pesquisa devidamente formuladas, evidenciando-se relevância o problema teórico abordado; Adequação da fundamentação teórica; Atualidade e abrangência da revisão de literatura;
4.2.2 metodologias - Adequação da metodologia proposta, dos instrumentos de construção e análise dos dados.
4.2.3 análises dos dados - Coerência entre análise e fundamentação teórica.
4.2.4 conclusões e implicações - Relação clara entre os argumentos, resultados, objetivos e apresentação da contribuição da pesquisa para a área de Educação, Inclusão, Acessibilidade e Equidade.
4.2.5 referências - Utilização de literatura atualizada e pertinente ao tema do trabalho, com uso correto das normas atualizadas da ABNT.
IMPORTANTE: Após publicados, os arquivos de trabalhos não poderão sofrer mais nenhuma alteração ou correção.
_____
No ato da submissão o trabalho deverá ser vinculado a um Eixos Temáticos, conforme abaixo:
Eixo 1 – Educação Especial, Inclusão e Equidade (Linha de Pesquisa: “Educação Especial na perspectiva inclusiva na Educação Básica e Superior: inclusão e acessibilidade”.
Ementa: É objetivo do eixo receber pesquisas e relatos de experiências sobre a implementação dos dispositivos legais e políticos da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva na educação básica e superior. Prioriza-se, aqui, a discussão sobre as práticas educacionais inclusivas na sala de aula, no atendimento educacional especializado (AEE) e nos processos de gestão, visando à participação e o aprendizado de todos os estudantes, indistintamente.
Eixo 2 – Educação, Trabalho e Movimentos sociais (Linha de Pesquisa: “Educação do campo e movimentos sociais”.
Ementa: O eixo tem o objetivo de discutir estudos, pesquisas e relatos de experiências que abordem o Trabalho, a Educação do Campo e os Movimentos Sociais. E receberá comunicações sobre os processos educativos e formativos realizados nas escolas do campo e nos movimentos sociais, os trabalhos desenvolvidos com as comunidades e com os territórios rurais, o trabalho e a formação docente, entre outros.
Eixo 3 – Formação, Profissionalização Docente e Trabalho Educativo (Linha de Pesquisa: “Formação, profissionalização docente e trabalho educativo”:
Ementa: A formação e a profissionalização docente. O trabalho docente e as práticas educativas nos diferentes níveis, etapas e modalidades de ensino. Os saberes Docentes. A práxis educativa
Eixo 4 – Ler e escrever nas instituições educacionais: infâncias, diversidade e implicações pedagógicas.
Ementa: O eixo tem o objetivo de discutir pesquisas e relatos de experiências que discutam os processos de ensino e de aprendizagem da leitura e da escrita nos espaços da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental compreendendo a criança como produtora de cultura, valorizando os saberes, os espaços, as vivências e a diversidade das infâncias.
Eixo 5 - Educação Antirracista, Decolonial, Direitos Humanos e Minoria;
Ementa: Reflexão crítica sobre a educação antirracista e decolonial no contexto dos direitos humanos e das minorias. Análise do racismo estrutural e institucional na educação, considerando a interseccionalidade, valorização de saberes plurais e estratégias para a construção de práticas pedagógicas equitativas e acessíveis.
A submissão dos artigos irão ocorrer de 1º a 31 de março (até às 23:59h) de 2025, de acordo com as Normas para Submissão de Trabalhos, pelo site https://2seneia3gpecc.plateia.ufg.br/ .
Os trabalhos devem ser apresentados seguindo o Template para submissão de artigo.