Oficinas

Abaixo encontram-se as oficinas do II Seminário Nacional de Educação Inclusiva e Acessibilidade e III Colóquio do Grupo de Pesquisa Educação no Cerrado e Cidadania (GPECC): Educação no Cerrado e Cidadania: resistir, incluir, emancipar. Os locais de realização das oficinas serão informados em breve nesta página e, um dia antes, no seu endereço de e-mail cadastrado. Todas as atividades são gratuitas e presenciais e acontecem no dia 23 de abril de 2025, das 14h às 17h30min.

1. Oficina: Teatro Acessível
Ministrantes: Equipe da Escola de Gente
Local: Cine Teatro São Joaquim

Sobre a oficina: No dia 23 de abril, durante o II Seminário Nacional de Educação Inclusiva e Acessibilidade e o III Colóquio do GPECC, a Escola de Gente realizará uma Oficina de Teatro Acessível aberta aos participantes do evento. A Oficina, oferecendo um conjunto de dinâmicas, através de jogos teatrais, tem como objetivo sensibilizar, trazer questionamentos, reflexões e experiências sobre acessibilidade e inclusão.

Teatro

Nara Monteiro
Desde 2007 atua como audiodescritora em várias peças de teatro, eventos e projetos realizados pela ONG Escola de Gente Comunicação em Inclusão.
De 2012 a 2016 atuou como audiodescritora em sessões quinzenais nas peças do Teatro Municipal Carlos Gomes RJ, pelo projeto Acessibilidade no Teatro Municipal Carlos Gomes, da Lavoro Produções.
De 2015 a 2017 atuou como audiodescritora em sessões mensais do Theatro Net RJ.
Desde 2023 está à frente da equipe de audiodescrição do Theatro Claro + RJ.

Fabio Nunes
Fábio Nunes possui mais de trinta espetáculos no currículo. Foi membro do grupo Avacalhados (ao lado de Tatá Werneck, Rafael Infante e Diego Becker, inicialmente dirigido por Fábio Porchat) e faz parte do grupo Os Inclusos e os Sisos (finalista do Prêmio Faz Diferença 2011 e premiado pela ONU). Na internet, atuou nas duas temporadas da série Sobrevivendo à Maioria das Coisas, do canal Anões em Chamas (com atual equipe do Porta dos Fundos), no canal Parafernalha (um dos maiores da internet brasileira), na série Bem-Aventurados (Cesgranrio) e pelo aplicativo ReelShort fez parte do elenco da novela em espanhol El Regreso de Mi Esposo a la Grandeza. Em streamings, atuou em A Toca (Netflix) e foi um dos roteiristas da série de Rodrigo Sant’anna, Ponto Final (Netflix). Na TV, participou de Quinta Categoria (MTV), Será que Faz Sentido?, Adorável Psicose, Fred e Lucy, Aí Eu Vi Vantagem e 220 Volts (todas do Multishow), Enredo de Bamba (Canal Brasil), Malhação – Toda Forma de Amar (Rede Globo) e na novela americana com produção e elenco mexicanos La Doña 2 (Telemundo). Roteirizou e atuou no quadro Sem Noção (Esporte Espetacular - Globo) e foi um dos protagonistas de PaPePiPoPu (Record).

Jadson Abraão
Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Pós-graduado em Acessibilidade Cultural pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) também possui Pós-graduação em Docência do Ensino Superior pelo Instituto A Vez do Mestre (IAVM). Graduação em Licenciatura em História pela Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Sócio-diretor da Empresa JDL ACESSIBILIDADE NA COMUNICAÇÃO LTDA - (JDLTraduções). Desde 2006. Atua como Oficineiro e Agente de Inclusão na ONG Escola de Gente, onde tem a oportunidade de contribuir para a promoção da inclusão em diferentes áreas. Desde 2001, atua como Intérprete de Libras, e teve minha primeira experiência em tradução no teatro em 2007.Atualmente, leciona na Faculdade de Tecnologia Senac Rio, onde seu foco principal está nos seguintes temas: Acessibilidade, LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e Responsabilidade Social.

 

2. Oficina: Inclusão e acessibilidade na educação superior na perspectiva dos direitos humanos.
Ministrantes: Sinara Pollom Zardo.
Local: Sala 07 - Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas - Praça Brasil Ramos Caiado, nº 35, Centro - Cidade de Goiás - GO

Sobre a oficina: Panorama da inclusão de pessoas com deficiência na educação superior brasileira. Desafios para a permanência e conclusão dos processos formativos de pessoas com deficiência na graduação e na pós-graduação. Acessibilidade na educação superior: o papel dos núcleos de acessibilidade. 

 

sinara

Profa. Sinara Pollom Zardo

Professora do Departamento de Teoria e Fundamentos da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania (PPGDH) da UnB. Ex-Diretora da Diretoria de Acessibilidade da UnB.

 

3. Oficina: Tópicos da Neuropsicologia sob a perspectiva da teoria sócio histórico cultural 
Ministrante: Jaqueline Araújo Civardi (UFG)
Local: Sala 08 - Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas - Praça Brasil Ramos Caiado, nº 35, Centro - Cidade de Goiás - GO

Sobre a oficina:

Em breve.

4. Oficina: RitLibras
Ministrante: Efraim Canuto
Local: Auditório da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas - Praça Brasil Ramos Caiado, nº 35, Centro - Cidade de Goiás - GO

Sobre a oficina:  a partir do estudo do ritmo, foi identificada uma possibilidade de metodologia tradutória de músicas em libras, a partir do mapeamento, identificação, metrificação e criação através do ritmo. O método tem como objetivo principal estimular a composição tradutória com o fico na memorização e reprodução das traduções de músicas em libras. E com isso foi criado o Laboratório RitLibras.

O que é? É um laboratório artístico de experimentação rítmica que busca desassociar ritmo do som, utilizando o corpo e a Libras. Os participantes irão compreender a métrica do ritmo musical através de exercícios conduzidos pelo mediador Artista e Intérprete de Libras Efraim Canuto.

Efraim

Efraim Canuto

Multiartista, tradutor e intérprete de Libras. Apaixonado por pensar, produzir e fazer arte para democratizá-la ao maior número de pessoas possível. Por isso, abraçou a acessibilidade como mecanismo de criação, usando e abusando da poética para construir seus projetos pessoais e/ou coletivos. Trabalha na área desde 2015 como tradutor de Língua de Sinais e, desde 2017, na área artística, focando na linguagem musical desde 2020. Estuda e se aprofunda em tudo que envolve a parte técnica, estética e artística da tradução musical. Além disso, é idealizador e criador do método de tradução RITLIBRAS, que visa traduzir, registrar e difundir as músicas em Libras.

 

5. Oficina: Neurociência e inclusão: uma conversa sobre a aprendizagem de crianças com TEA e Altas Habilidades/Superdotação
Ministrante: Fernando Lauria. Instituto Limbios de Neurociência e Educação.
Local: Sala 101 - Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas - Endereço: Av. Bom Pastor, S/N, Bairro Areião, Cidade de Goiás - GO.


Sobre a oficina: Esta oficina tem como proposta promover uma reflexão fundamentada nos avanços da neurociência sobre os processos de aprendizagem de crianças dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD), destacando a importância do olhar individualizado, da escuta ativa e da construção de estratégias pedagógicas inclusivas. A partir de uma abordagem acessível e dialógica, discutiremos como o funcionamento cerebral influencia o comportamento, as emoções e as diferentes formas de aprender, considerando as particularidades neurodivergentes e as comorbidades que podem coexistir. Serão apresentadas pistas práticas para o cotidiano escolar, com foco na valorização das potencialidades e no respeito às necessidades específicas, contribuindo para uma educação verdadeiramente inclusiva e humanizada.

 

Lauria

Fernando Lauria

Fernando Lauria é neurocientista com graduação em odontologia e pedagogia, especialização em neurociência da educação, neuropsicopedagogia clínica e institucional e MBA em gestão de pessoas. Pesquisador, com linhas de pesquisas voltadas para o desenvolvimento humano e os distúrbios de aprendizagem, Lauria é professor universitário desde 2010. Fundador e CEO do Instituto LImbios de Neurociência e Educação, coordena todos os cursos de pós-graduação da instituição. Com foco no estudo e na aplicabilidade das Neurociências, no desenvolvimento educacional e na aprendizagem, Fernando Lauria ministra palestras e formações sobre Neurociência e Educação dentro e fora do Brasil.

 

6. Oficina: A “palavra” no discurso político e no dicionário.
Ministrante:  Profa. Dra. Verli Petri da Silveira - Laboratório Corpus (PPGL-UFSM)
Local: Laboratório de Projetos (LABPROJ) - Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas - Endereço: Av. Bom Pastor, S/N, Bairro Areião, Cidade de Goiás - GO.

Sobre a oficina: a oficina propõe a leitura, a interpretação e a produção de verbetes, visando a análise e a ressignificação de palavras próprias ao discurso da inclusão social, desconstruindo os sentidos tantas vezes postos em circulação pelo e no discurso político e consolidado pelo o que está posto em dicionários de Língua Portuguesa no decorrer da história.

Verli

Profa. Dra. Verli Petri da Silveira

É Professora Titular do Departamento de Letras Vernáculas da UFSM. É pesquisadora do Centro de Documentação e Memória (CDM - UFSM) e do Laboratório Corpus (PPGL- UFSM), coordena o Grupo PALLIND – Palavra, Língua e Discurso. Atua nas áreas de Análise de Discurso, História das Ideias Linguísticas e História da Palavra. Atualmente está realizando estágio pós-doutoral na Universidade de Buenos Aires. É bolsista de produtividade em Pesquisa do CNPq.

 

 

 

7. Oficina: Inclusão e Configurações Familiares: convivências na diversidade.
Ministrantes: Cristina Abreu (Rede de Direitos Humanos/BH) e Walter Ude (FaE/UFMG)
Local: Sala 102 - Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas - Endereço: Av. Bom Pastor, S/N, Bairro Areião, Cidade de Goiás - GO.

Sobre a oficina:

Em breve.

8. Oficina: Peixes vão à escola: Produção de material didático para o Ensino de Sistemática e Zoologia
Ministrantes: Profa. Dra. Carine Cavalcante Chamon - UFT e Profa. Dra. Thalita Quatrocchio Liporini - UFT.
Local: Laboratório Conforto - Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas - Endereço: Av. Bom Pastor, S/N, Bairro Areião, Cidade de Goiás - GO.

Sobre a oficina: a oficina “Peixes vão à escola: Produção de material didático para o Ensino de Sistemática e Zoologia” tem como objetivo habilitar professores e estudantes na elaboração de materiais didáticos a partir da atividade prática de emblocamento de peixes em resina epóxi. A atividade abordará temas como a importância das coleções biológicas, a preservação dos recursos hídricos e da ictiofauna, e a aplicação de recursos didáticos no ensino de Sistemática e Zoologia. Como resultado, espera-se aprimorar o ensino e a aprendizagem dessas disciplinas, promover a divulgação e a popularização da ciência, além de possibilitar o acesso a materiais didáticos inclusivos e acessíveis.

Carine Chamon

Profa. Dra. Carine Cavalcante Chamon

Possui graduação em Ciências Biológicas (2004) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), mestrado (2007) e doutorado (2012) em Ciências (Zoologia) pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins, Curadora Adjunta da Coleção de Peixes do Laboratório de Ictiologia Sistemática e docente do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade, Ecologia e Conservação (PPGBec-UFT). Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Taxonomia dos Grupos Recentes, atuando principalmente em Taxonomia e Sistemática de peixes Neotropicais. Tem atuado em projetos de pesquisa relacionados à diversidade e conservação de peixes da bacia do Tocantins-Araguaia e em projetos de extensão relacionados à Divulgação Científica em Ictiologia, Vertebrados e Conservação. Esteve em licença maternidade no período de setembro de 2018 a março de 2019.
Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/6917927460947313

 

 
Thalita

Profa. Dra. Thalita Quatrocchio Liporini

Professora Adjunta do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Tocantins, campus Porto Nacional - TO. Doutora e Mestra em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", ambos pela UNESP - Bauru, SP. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- UNESP - Bauru, SP. Membro e Pesquisadora ativa do Grupo de Pesquisa "Formação e Ação de Professores de Ciências e de Educadores Ambientais" (UNESP - Bauru, SP). Pós-Doutora em Ensino na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Membra do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Ensino de Biologia - SBEnBio (Regional 4 - MG/TO/GO/DF) na gestão atual (2023-2025). Desenvolve estudos e pesquisas no Ensino de Ciências e Biologia/Educação em Ciências e Biologia relacionados aos seguintes temas: currículo de Ciências e Biologia; formação de professores de Ciências e Biologia; ensino de conhecimentos biológicos; pedagogia histórico-crítica e materialismo histórico-dialético.

 

9. Oficina: Diferença: causos, experiências, formações
Ministrante: Maria das Graças Carvalho da Silva Medeiros Goncalves Pinto (UFPel)
Local: Sala 103 - Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas - Endereço: Av. Bom Pastor, S/N, Bairro Areião, Cidade de Goiás - GO.

Sobre a oficina:

Base conceitual de diversidade. Alguns tipos de diversidade. Diversidades e Inclusão no contexto escolar. Escuta sensível e dialogicidade acerca das diversidades de gênero, étnica, etária, cultural, religiosa.
Tem como objetivos: Analisar alguns tipos de diversidades nas escolas, relacionando-as com a inclusão. Reflexões teórico-práticas por meio de dinâmicas, vídeos, curtas (filmes), acerca das diversidades de gênero, étnica, etária, cultural, religiosa.

 

Graça Pinto

Profa. Dra. Maria das Graças Carvalho da Silva Medeiros Gonçalves Pinto,

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (1993), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1998) e Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005). Professora Titular da Universidade Federal de Pelotas, UFPel. Atua na Educação, com ênfase em Formação de Professores, educação superior e estágio curricular supervisionado. Líder dos Grupos de Pesquisa: Gepefop, Grupo de Estudos e Pesquisas - Estágio e Formação de Professores.

 

10. Oficina: A Psicologia da Inteligência: hábito, construção do objeto e operações.
Ministrante: Carlos Antônio Pereira Júnior (GPECC - UFG)
Local: Laboratório Pedagógico - Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas - Praça Brasil Ramos Caiado, nº 35, Centro, Cidade de Goiás - GO

Sobre a oficina: A oficina "A Psicologia da Inteligência: hábito, construção do objeto e operações" se justifica pela crescente necessidade de compreensão cada vez maior dos processos elencados pela psicologia da aprendizagem. Desta forma, o processo de formação inicial e continuada de professores deverá promover debates e discussões sobre a construção do conhecimento a partir da compreensão da inteligência e dos processos que se sucedem para o desenvolvimento da aprendizagem. Portanto, a oficina tem por objetivo elencar conceitos básicos da teoria piagetiana, tomando como referência os processos de equilibração, assimilação, acomodação, interação com o objeto e operações concretas e lógicas.

Alocação

Psicologia da Inteligência hábito

Carlos Antônio Pereira Júnior

Licenciado em Química (2011), Mestre (2014) e Doutor(2024) em Educação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás. Professor Efetivo da Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas e vinculado ao curso de Licenciatura em Educação do Campo. Atua na linha de pesquisa de formação de professores com ênfase em tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs).

11. Oficina: Experiências Educacionais inclusivas: formação de professores como agentes de mudança
Ministrantes: Dalmo Araújo dos Santos - Salvador/BA SESI
Local: Sala 10 - Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas - Praça Brasil Ramos Caiado, nº 35, Centro, Cidade de Goiás - GO

Sobre a oficina: A oficina intitulada: "Experiências Educacionais Inclusivas: formação de professores como agente da mudança" tem como foco principal o desenvolvimento de habilidade empáticas e formativas a serem desenvolvidas com os cursistas, mostrando a importância da formação continuada no processo de ensinagem que compete ao docente e as diversas maneiras de aprender em sala de aula

 

Dalmo

Dalmo Araujo dos Santos

Professor graduado em pedagogia com habilitação em administração escolar, pós-graduado em psicopedagogia clínica e institucional, especialista em educação inclusiva com ênfase em deficiência intelectual, psicanalista clínico e estudante de Psicologia. Estou como coordenador da educação especial e inclusiva da rede SESI Bahia conduzindo as atuações do serviço psicopedagógico institucional, atendimento educacional especializado, psicologia escolar e atuações família e escola.

 

12. Oficina: A Formação Docente Na Perspectiva Decolonial: Desafios e Possiblidades Na Construção De Uma Escola Inclusiva.
Ministrante: Prof. Dr. Vanderlei Balbino da Costa (UFJ)
Local: Sala 98 - Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas - Endereço: Av. Bom Pastor, S/N, Bairro Areião, Cidade de Goiás - GO.

Sobre a oficina: a oficina intitulada "A Formação Docente Na Perspectiva Decolonial: Desafios e Possibilidades Na Construção De Uma Escola Inclusiva" tem por objetivo discutir as ações ainda coloniais na educação especial inclusiva.

Vanderlei

Prof. Dr. Vanderlei Balbino da Costa

Licenciado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (1992), especialista em Administração Escolar e Didática do Ensino Superior (2004), mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2009), doutor em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2012) e Pós Doutor pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Jataí e Docente do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE) da UFJ. Atuando na Linha de Pesquisa 2: Políticas Educacionais, Gestão e Formação de Professores. Experiência na área de Educação, História, Leitura e Escrita em Braille, Administração Escolar e Didática Geral. Atua nos seguintes temas: Inclusão Escolar, Educação Especial, Formação Docente, Deficiência Visual, Educação Indígena e Diversidade. Coordena os projetos de pesquisa: A Formação Docente nas Escolas Públicas de Jataí- Go; Residência pedagógica; Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid); A construção da identidade profissional dos docentes com deficiência no ensino superior: trajetórias e conquistas da alteridade. Foi um dos coordenadores do projeto de formação continuada da SECADI/MEC, no ano de 2024, ofertado pela Universidade Federal de Jataí para professores e professoras que estão ministrando aulas nas escolas públicas da Educação Básica.

13. Oficina: Neoconservadorismo, neoliberalismo e capacitismo: intersecções e disputas nas políticas educacionais.
Ministrante: Mariana Rosa (CNE)
Local: Sala 104 - Unidade Acadêmica Especial de Ciências Sociais Aplicadas - Endereço: Av. Bom Pastor, S/N, Bairro Areião, Cidade de Goiás - GO.


Sobre a oficina: Na oficina "Neoconservadorismo, neoliberalismo e capacitismo: intersecções e disputas nas políticas educacionais", será debatido o campo de tensões e embates em que se inserem as políticas públicas educacionais no Brasil e seus efeitos para as escolas. 

 

Mariana Rosa

Mariana Rosa

Mariana Rosa é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da USP, área de concentração Educação e Ciências Sociais: desigualdades e diferenças, linha de pesquisa de Educação Especial. Mulher com deficiência, com histórico de ativismo em movimentos sociais, é integrante do Coletivo Feminista Helen Keller, fundadora do Instituto Caue. É também educadora popular e presta assessoriaa escolas das redes pública e privada no tema da educação inclusiva. Atualmente é conselheira do Conselho Nacional de Educação.

14. Oficina: Máscaras Afrogoianas – Peões, Pretos e Congos
Ministrante: Samuel de Sá
Local: Sala 09 - Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas - Praça Brasil Ramos Caiado, nº 35, Centro, Cidade de Goiás - GO.

Sobre a oficina: A oficina irá trabalhar o processo inicial da criação de máscaras africanas em argila utilizando as mãos como ferramentas. Após uma breve apresentação das razões que levaram o artista a trabalhar com as máscaras africanas, suas influências nas artes, as heranças afrodiaspóricas na cidade, será apresentada sua técnica de modelagem colocando as mãos no barro.

 

Samuel.

Samuel de Sá (Ssá Arte)

Artista visual, arte educador, ceramista e produtor culrural, trabalha elementos ligados à ancestralidade africana, e afro-goiana na feitura de máscaras em estilo africano desde 2016 em ambientes de ensino formais e não formais. Fazendo uso da lei n-10.639/03, reforça laços afrodiaspóricos goianos e resignifica símbolos e estigmas ligados ao povo negro, utilizando como inspiração e ponto de partida, as máscaras africanas.

15. Oficina: Pequeno Guia de Recursos de Acessibilidade para Projetos Culturais e Educacionais: Tornar acessível é reconhecer o outro como sujeito de direitos
Ministrante: Vivi Persan e Veronica Bispo – Secretaria de Cultura
Local: Sala 01 - Unidade Acadêmica Especial de Ciências Humanas - Praça Brasil Ramos Caiado, nº 35, Centro, Cidade de Goiás - GO.

Sobre a oficina:

Em breve.